Sobre nós

Centro de Memória trabalha pela preservação do nosso Patrimônio Histórico Cultural.

O Centro de Memória do Trabalho de Canela (CMTC) pode ser definido como uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal promover a preservação da documentação do Patrimônio Histórico e Cultural do município de Canela.

A constituição de arquivos e museus municipais ainda é uma utopia para a maioria dos municípios do nosso Estado. Esse descaso e desconhecimento da instalação e manutenção desses lugares de memória fazem com que elementos significativos de nossa história sejam esquecidos ou, até mesmo, impossíveis de serem recuperados. A massificação da informação nos dias atuais, a homogeneização imposta pala globalização exige uma nova postura para com a constituição das identidades locais. Mais do que nunca é necessário recolher, guardar e conservar as fontes documentais que atestam a nossa trajetória, contribuindo para criar uma postura preservacionista em relação ao patrimônio cultural local.

A inexistência em Canela de um Museu ou Arquivo Municipal e de políticas de preservação, por si só justifica a instalação do Centro de Memória do Trabalho como uma alternativa capaz de suprir esta lacuna. Enfrentamos uma corrida contra o tempo e o esquecimento. Urge que transformemos os vestígios em testemunhos, capazes de construir elementos significativos de identidade local.

Conforme Alexandre Beeck, historiador, “acreditamos que responsabilidade com o futuro de nossa cidade implica na preservação da História de todos. Desta forma consideramos fundamental o envolvimento de cada cidadão na manutenção do CMTC”. Assim, estamos abrindo vagas para estágio, não remunerado, para acadêmicos do curso de História, que gostariam de trabalhar com história oral. Implementaremos também nesse segundo semestre projetos ligados a Educação Patrimonial e a práticas preservacionistas. Visitações, doações, contatos podem ser feitos pelo fone 54 91012375, ou diretamente no CMTC, na Praça da Matriz, 40, sala 18, com Alexandre.

 

 

Compartillhar